10 de mar. de 2013


     Quando as esperanças são escassas e você se conforma que as redes sociais estão completamente poluídas por recados com glitter e tirinhas, abrem-se as portas da área culta online, onde leitores de várias partes do Brasil – e do mundo - se mantêm conectados e compartilham conhecimento a todo momento. No Brasil, muitos jovens já se ocupam em blogs para resenhar livros e as editoras ficam de olho, incentivando as ideias para fazer as parcerias (dar livros para os donos dos blogs para que estes escrevam sobre o livro e ajudem na divulgação). Não somente blogs, mas também a onda de vlogs literários atualmente vêm crescendo cada vez mais. Entre algumas pessoas bem famosas nessa comunidade, apresentamos a seguinte questão: “Qual a sua opinião sobre a ligação gerada entre você e as pessoas que assistem a seus vídeos ou leem suas resenhas graças ao avanço das redes sociais?”








































Há poucos anos, o Brasil ganhou a sua primeira rede social exclusiva para leitores, o Skoob (já comentado por professor Olivaldo em sala de aula), onde leitores podem administrar suas coleções e suas leituras, marcando obras como “desejado”, “tenho”, “emprestado”, “vou ler”, “lido”, “lendo”, dentre muitos outros marcadores. Páginas nas redes sociais também colaboram para a expansão da literatura, como a Leitores Anônimos, no Facebook. Ela reúne pessoas totalmente diferentes com um hábito em comum: ler! Vários moderadores postam imagens e notícias relacionadas a livros, não só brincando com passagens como também indicando novas obras e produzindo discussões



             Alguns autores estão criando mais contato com seus leitores também por causa das redes sociais. Renata Ventura, escritora de “A Arma Escarlate” - fanfiction (veja fanfiction no parágrafo abaixo) da série Harry Potter, de J.K. Rowling - possui um perfil pessoal no Facebook onde posta sorteios e curiosidades sobre seu livro, está relatando boa parte do processo de escrita do segundo volume e até pede opiniões aos leitores sobre o destino de alguns personagens!
            Redes sociais também servem para conectar histórias, como é o caso dos sites criados para a hospedagem de Fanfictions (considere “fanfiction” como sendo uma história, escrita por um fã, que tem base em um livro/livros já publicado (os)). Vários livros estão surgindo de fanfictions, como a série “Cinquenta Tons”, história baseada em Twilight que bateu recordes de venda rápida na Inglaterra, batendo inclusive os números de toda a série Harry Potter.

            Matéria inútil? Nem tanto! Com todas essas informações sobre pessoas que leem e que conversam sobre isso, queremos passar uma mensagem: LEIA! Ler aguça a imaginação e também melhora sua capacidade crítica e na escrita, o que é fundamental para vestibulares, por exemplo. Deixe de usar a internet somente para copiar trabalhos escolares e vá conhecer pessoas da Irlanda, da Rússia ou de outros lugares e troque conhecimento! Se não quer investir em livros, a biblioteca do nosso campus já adquiriu muitos volumes literários e não custa nada tentar ler, não é? E, caso você ache que um romance é muito longo, experimente começar por contos e, com o tempo, ler romances vai ser muito mais fácil do que você imagina!

Para terminar, confira dois vídeos da Tatiana Feltrin, uma das pioneiras na comunidade literária brasileira, contando a história do seu canal/blog e expondo a questão sobre vlogueiros “quem tem cacife para falar de literatura?”:  



Agradecimentos (são muitos):
Videl Carvalho, do Canal / Blog Ratos Letrados, Cláudia Oliveira, do Canal A Mulher Que Ama Livros, Henrique Marques, do Canal / Blog Eu, Que Leio e Mariana Perazio, do Canal MarianaReads e Blog Corujinha Leitora, por se prontificarem a responder à questão, pela comunicação internacional e pela conversa produtiva sobre Nescau (e a falta dele);
Tatiana Feltrin, Canal / Blog Tiny Little Things, por subir o vídeo a tempo de acrescentar ao texto e por autorizar e incentivar a sua reprodução.
         Página Leitores Anônimos, por nos responderem com muita educação e autorizarem a citação da página na redação;
Lígia Carneiro, do Blog Ourives das Palavras, pela consideração maravilhosa, os puxões de orelha nos erros de pontuação e pela revisão no texto, com total sinceridade em dizer: “Estava tudo uma bosta!"
Nota d'A Editora: Eu (Carneiro, Lígia) gostaria de esclarecer que adorei a redação e lamento ter externado um comportamento que me fizesse parecer descontente com o texto em questão, pois, em se tratando de correções, não posso lutar contra minha natureza de pessoa irritante que gosta de dizer que os outros estão errados.
 (Vocês leram e estão de prova!)
  
Camilla Pagio e Guilherme Lima. Turma V3.
IFES – Campus Venda Nova do Imigrante.
10 de março de 2013.


6 comentários:

Unknown disse...

Poxa, muito legal o post de vocês! Adorei a proposta.
Parabéns!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Adorei o artigo e concordo plenamente com ele: é muito gostoso, além de você ler um resenha, você ouvir e ver a renha. É algo que te aproxima mais do blogueiro/vlogueiro. Você se sente não como mais um leitor e sim como um amigo/colega do resenhista em questão, é maravilhoso!
Além disso, a disseminação que a literatura está ganhando na rede, se deve em grande parte a esse compartilhamento de opiniões por parte desses blogueiros/vlogueiros e muitos outros amantes da literatura em diversas redes sociais.
Como viewer da Mari Perazio e do Henrique Marques, super recomendo os respectivos blogs e que todos busquem outros blogs literários, para renovarem cada vez mais seus conhecimentos literários, porque quanto mais livros, melhor né? :D
Como dito acima, adorei o artigo, parabéns ao Guilherme e a Camila :D

Lígia Carneiro disse...

Adorei o texto, não sei porque... hahahaha (: Parabéns!

Professor Olivaldo disse...

Ok, post avaliado!

Muito boas as informações!

Professor Olivaldo disse...

Não poderíamos ter começado este trabalho de melhor forma.

Texto bacana, layout legal, vídeo, fotos, depoimentos e muito mais! Sem falar no tema: literatura, internet, redes sociais. Tudo a ver com o que estamos discutindo.

Parabéns a todos os envolvidos. Em especial, Camilla e Guilherme pelo empenho e pela criatividade!